Oficinas

 Um dos maiores objetivos das nossas oficinas é buscar o enrequecimento curricular, complementando e dando suporte para que os estudantes consigam se desenvolver de forma ampla e com a superação das destrezas e habilidades de cada indivíduo.Outro ítem importante que ressaltamos em nossas oficinas é a convivência, a troca, o equilíbrio emocional, o respeito mútuo, disciplina, expressões de cortesia, trabalho em grupo e solidariedade, visando a coordenação motora e a autonomia.

As orientações são conduzidas por profissionais qualificados no atendimento a pessoas com deficiência.

Os usuários que freqüentam as oficinas, fazem trabalhos que posteriormente são vendidos em festas, feiras, exposições e diretamente aos interessados. Já quem faz aulas de dança e de  música, se apresenta em eventos internos(SEMEAR) e externos, durante as Festas de Natal, eventos, confraternizações, Páscoa, Festa Junina e outros.

 

Arteterapia

O objetivo  é fazer com que os participantes possam ter uma melhora na sua condição psicomotora, bem como no seu estado emocional, pois trata-se de um oficina totalmente voltada para o lado terapêutico.

Para o educando com necessidades especiais, a execução de uma atividade implica no desenvolvimento de importantes funções, conceitos e habilidades, na aquisição e na construção de conhecimentos básicos à vida social e principalmente no equilíbrio emocional e na melhoria da auto-estima. Enfim, é sentir-se útil e produtivo no meio em que vive .

São muitos os benefícios provenientes da ocupação orientada. As atividades favorecem a autonomia pessoal e sua manutenção, desenvolvendo habilidades manuais, coordenação motora, convivência com os profissionais e com os companheiros.
 

Oficina de Jogos e Desafios 

 

Buscamos construir jogos que favoreçam o crescimento e o amadurecimento de nossos educandos, criando condições para que cada um de seus participantes possa ser atuante e questionador de seu pensar e agir. Utilizamos a linguagem matemática.

 

Música

 

Aqui as aulas de música envolvem o lúdico e o pedagógico, trabalhando com interpretação de letras já conhecidas, exercícios ritimicos, expressão corporal, exploração de sons, inclusive fornecidos por objetos comuns, levando a criação de letras e melodias, estimulando a amizade entre os participantes.

 

Dança/Teatro

 

Trabalho integrado de teatro e dança terapia, onde buscamos a formação integral do indivíduo, sincronia e trabalho em grupo.

 

Informática(Inclusão digital)

 

Visamos utilizar a informática como instrumento terapêutico e pedagógico na aprendizagem de várias atividades, facilitando o desenvolvimento da criatividade, raciocínio e coordenação motora.Nos seus vários programas destacamos a utilização do¨ paint¨, que é usado para criar desenhos, favorecendo o exercício de coordenação motora fina, noção espacial, sensorial, contribuindo com a imaginação e praticando o lúdico.

 

Oficina de Artes

 

Buscamos valorizar e desenvolver a pluralidade sócio-cultural. Trazer diversas formas para o educando se expressar, apresentar a maior quantidade possível de técnicas e materiais, construir coisas significativas, valorizar e promover o potencial criativo, em experimentos diversificados trabalhar o manuseio correto dos materiais. Trabalha a coordenação motora, a percepção, a observação e a criação. Desenvolver habilidades, trabalhar com destrezas e dificuldades de cada educando, visando o trabalho em grupo, a livre criação e a solidariedade.

Copyrights © 2015 - SEMEAR - Associação para Integração e Apoio às Pessoas com Deficiência - Site by: Beesoft